quarta-feira, 31 de julho de 2013

Summers

Ele tem um paper no jmcb de 1993 com o Alesina
Eles mostram uma correlação, nada mais que um grafico de dispersão, entre grau de independência do BC e nível de inflação! Desculpe-me, Larry, mas há vinte anos já se conhecia viés de variável omitida, nego.

Summers NÃO é hawkish. Ele escreveu aquele paper com De Long dizendo que contração fiscal aumenta razão dívida/PIB. Como um cara desse pode ser taxado de hawkish?

terça-feira, 30 de julho de 2013

Yellen contra Summers

Critério                   Yellen     Summers
Sensatez                    X
Criatividade                                     X
Liderança                  X
QI                                                           X
Fed                                 X
Obama                                                X
Hawk                         (nenhum)

Eu acho que o Summers seria pior para e Economia e tornaria minha vida mais divertida, ou seja, estou torcendo por ele. Mas minha consultora me disse que Yellen é batata. 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Yellen's Optimal Control 1 (pessoal)

Meu trabalho de graduação em engenharia foi em optimal control. Depois disso, quando eu era jovem, e estava pensando em fazer doutorado, eu pensei em aplicar isso a modelos de economia. Mas me disseram que não funcionava, porque tinha um negócio de time inconsistency que atrapalhava tudo. Depois disso, quando eu era jovem, e estava no doutorado, eu aprendi que dava p usar optimal control, mesmo se houvesse um jogo, através da escolha de um equilíbrio conveniente, tipo markov state perfect. Também que não se chamava optimal control, mas utility maximization. Agora que sou velho, a Yellen me vem com essa de optimal control. Será que ela não sabe que o nome mudou?

People are bayesian

The proof is this: the FED announced tapering has no links to interest rate decisions It affected market rates nevertheless. Why? Cause people are bayesians, when Ben said QE is becoming unnecessary bayesians rightly revised their whole expectations about the economy and FEDs reading of it. It is only natural.
Bye now, be back in september.
X, the founder

domingo, 28 de julho de 2013

stop the whining

People complain too much. It is annoying. China is decelerating to 6%, but USA is picking up steam. It will add, at the end of the day, to zero variation in world output. It is actually better than that, since world GDP will probably face smaller risks in this new configuration.
Oh, yes, interest rates will have to return to normal, but jesus, man, that is a good sign.
Brazil did not reform since 2005? Afraid of capital reversals? Took the heterodox path and now has to deal with high inflation, low growth and widespread inefficiencies? Not my fault...

Dear friends, I am going to Germany for 1 entire month beggining tomorrow. Will not post. Will not read economics, will read Musil only.

Bye now

sexta-feira, 26 de julho de 2013

E essa Europa ai, hein?

Tem uma certa tendenciazinha de melhora nos PMIs mesmo. Mas devagar com o andor, os dados sugerem que crescimento é mais para 0 do que para -0.5%. Só isso.
De fato, um ajuste os negos fizeram por lá. Os desequilíbrios em transações correntes se reduziram muitíssimo e teve contração fiscal. As recessões alinharam os custos unitários do trabalho nos periféricos, com exceção da Itália. Ajuste do tipo dolorido, porque não tem cambio nominal.

Mas e a liberalização dos mercados de bens e de trabalho, para melhorar crescimento de LP? E a quantidade de merda dentro dos bancos?



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bernard Shaw

"Reformers have the idea that change can be achieved by brute sanity"

pacotinho chines

isso, pacotinho
pequeno, modesto em escopo e tamanho
gostei bastante do pacotinho chinês: não promove pancada de demanda nem expansão de crédito, mira no lado da oferta da economia com humildade
alguém queria algo diferente disso?

quarta-feira, 24 de julho de 2013

A tese do B.Caplan, no brilhante The Myth of Rational Voter

Suponha que as pessoas tenham preferencias sobre beliefs. Digamos que há um beneficio psicologico em dizer que comercio com os imperialistas norte-americanos é danoso ao Brasil...

A demanda psicológica por pontos de vista irracionais, como qualquer demanda, depende do preço que voce paga por essas crenças. Qual o preço individual de ser contra o livre comércio?? É ZERO. Como suas preferências individuais não são pivotais numa eleição, o preço é zero pois sua crença imbecil (mas psicologicamente agradável) não afeta policy. Bom, então, com preço zero voce vai se saciar de irracionalidade. Aplique o argumento para todos e temos um equilibrio final bem complicado: o eleitorado demandando politicas burras e os politicos, em parte, respondendo a isso (não responde, para sorte nossa, totalmente pois muitos entendem que agradar a crença errada do eleitor mediano pode afundar a economia e assim atrapalhar a reeleição).

É similar a um problema de "commons"...cada um não internaliza o custo social de suas crenças erradas sobre o funcionamento da economia.

A democracia funciona mal, segundo o Caplan, não por um problema de agência tradicional, como afirmam 99% dos economistas. Mas porque o eleitor mediano não paga o custo de nutrir crenças erradas sobre uma porrada de coisa.

Veja que o argumento todo usa micro tradicional, chicago-style. Apenas adiciona uma demanda por crenças. Note por fim que não é estranho a mesma pessoa não aceitar que um salário mínimo mais alto prejudica os mais pobres e na hora de preencher um formulário de emprego onde se pergunta expectativa de salário, moderar no número para não ser rejeitado com certeza. No primeiro caso, não custa nada ser racionalmente irracional!

Livro genial

terça-feira, 23 de julho de 2013

Why growth matters

Livro do Bhagwati e Panagariya

Olhem essa frase aqui

Track I reforms were undertaken by president Cardoso, whose sucessor, president Lula stood on the shoulders when he undertook track II policies that additionally helped the poor.


Dorme com essa, Lulao.

Against the gods: the remarkable story of risk

Livro do Bernstein. Reproduzo o final da introdução aqui

The world risk derives from the early italian risicare, which means to dare. In this sense, risk is a choice rather than a fate. The actions we dare take, which depend on how free we are to make choices, are what the story of risk is all about. And that story helps define what means to be a human being.

Tombini vs. Mantega

No Estadao Domingo, o presidente do BCB disse com todas as letras: a política fiscal está hoje expansionista.

Ontem, o Mantega disse com todas as letras:  a política fiscal é neutra.

Acabou a era da dominância fiscal? O BC vai enfrentar mesmo a Fazenda de frente?

Hofftenlich...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Marcio Holland ficou nu

Despido pelo sempre atento Mansueto.
A sociedade agradece mais uma vez.
http://mansueto.wordpress.com/2013/07/19/contas-publicas-no-primeiro-semestre-qual-foi-o-resultado/

Saiu no QJE

Interessante o artigo sobre herding que saiu na Economist com base num paper recente
 do QJE. Nao apenas candidatos a vagas com características semelhantes tem chances de serem chamados bem distintas a depender do tempo em que eles se encontram desempregados. O que "identifica" o canal da extração do sinal de caracteristicas nao observáveis eh o fato de que o efeito  eh pequeno em cidades com desemprego muito alto e forte em cidades com mercado de trabalho mais apertado. Se com mercado de trabalho apertado você ficou muito tempo desempregado, ai sim o empregador fica mais convencido de que há algo errado com você.

Mereceu um QJE

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Man, i am tired

Of conjuntura analysis...

BCB SEEKS TO REGAIN CREDIBILITY
LULA STRIVE TO GET MEIRELLES IN FAZENDA
SOME ANALYSTS SAY BRAZIL POTENTIAL GROWTH RATE CLOSE TO 2%, OTHERS SAY IT IS 4%
LATEST INFLATION RATES CLOSE TO ZERO
ARGENTINA SET FOR DISASTER
CHINA HEADS FOR SOFT LANDING
GREECE's TENTH BAIL-OUT APPROVED
FK IN NY TALKING TO INVESTORS
ECONOMIST X MEETS DILMA SECRETELY BEFORE DAWN
BERNANKE CALMS MARKETS AND PROMISSES LOW RATES TILL HE DIES
BNDE PICKS ANOTHER WINNER, NOW GROUP Y IS THE CHOSEN ONE
ARNO SAYS HE IS SERIOUS ABOUT FISCAL ADJUSTMENT
RISK AND LONG TERM RATES COINTEGRATE

Oh, man, i am tired.

Bye

Yesterday I studied a lot

I reread all papers about the empirics of economic growth

Man, the Exchange rate has nothing to do with growth, I learnt.

Fixed rate regimes increase output volatility, but it´s basically that

Jesus, where did belluzer get his mania?

One has to beware of omitted variable bias (but I guess the Loser cant grasp the idea): domestic savings affect both the Exchange rate and growth rates (the latter under certain conditions).

Once I told Rodrik about that, but he feigned he couldnt understand my accent. Shit, that´s why I moved to MA, to improve my accent. It is not working.

ps. people are suggesting i am Pedro Cavalcanti or Marcio Garcia, or Celso T. Man, I am a linear combination of all of them...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

hey, president, did u read the Ata?

Man...change the assumptions on fiscal policy, will u?

O Copom observa que o cenário central para a inflação leva em conta a materialização das trajetórias com as quais trabalha para as variáveis fiscais, não obstante iniciativas recentes apontarem o balanço do setor público em posição expansionista. O Comitê nota que a geração de superavit primários compatíveis com as hipóteses de trabalho contempladas nas projeções de inflação, além de contribuir para arrefecer o descompasso entre as taxas de crescimento da demanda e da oferta, solidifica a tendência de redução da razão dívida pública sobre produto e a percepção positiva sobre o ambiente macroeconômico no médio e no longo prazo.

A good read

http://mansueto.files.wordpress.com/2013/07/texto-marcos-e-zeina.pdf

Political reform

Fuck...
Now these guys in the Congress will peddle the closed-list deadly thing
Man, if you worried about corruption, tighten the seatbelts under a closed-list system. It will boost corruption allright
Thank God I dont live there anymore
I dwell on old Salinger's cabin

SPY?

Hey, this guy from the conference board with a fancy name. He said Brasil is in need of economic reform....
I bet he is a spy!

Laughable

Dilma said yesterday She is the one in charge of economic policy!
But that is precisely the problem, miss!
Call HM, please. He said he would call X.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Chico Lopes and the knife of 2 sides

jesus, chico, do u realize the bias u mentioned cuts both ways ?

man, i bet my grocery shop GDP will not grow 2.5% this year

damn, there is another russian wanting some vodka

self-serving special interest

Hey, I am not on this fucking isle with the 3 fags and X. I am a grocery owner at M.A, don't have time for this, gotta work to do, damn.
I read the Big State already and saw the brazilian doctors are complaining about the foreign doctors coming in. Go to hell ! Dont bullshit the public with your self-serving arguments; say simply you do not want competition and you care shit if this blockade of yours harms society.
Now, I am very happy medicine students from public universities will have to pay back society for financing their expensive studies. But Dilma, my dear, my precious, you shouldnt have included those coming out from private schools. They pay their fees, and later, their taxes.
There is a russian knocking at the door. It is full of russians here. Damn, I need some vacations.


domingo, 14 de julho de 2013

viés de variável omitida

em 1899 "descobriu-se" que se as crianças dormissem com 2 travesseiros elas aprenderiam mais coisas na escola

anos depois, em 1909, um estudo mostrou que o grupo de crianças cujos pais haviam comprado o tal segundo travesseiro tinham apresentado desempenho escolar superior à média

...

um cérebro mais oblíquo à noite ajuda mesmo no aprendizado?

Sunday, in Big State

Pastore did a good job today; showing a nice correlation between commoditie prices and Brazil's GDP growth rate. With the end of the super-cycle led by China, Brazil -- and for that matter nearly all LA -- will have a hard time growing at 4% again. Lula was extremely lucky. Pastore likes granger-causality tests. Dear Afonso (doppia ff?), this test means simply one variable's moves precedes movements in the other one. In the case at hand however, you can claim true causation!

Dear Persio, you too did a good job in the interview...smaller government and taxes coupled with more openness is the right way forward. And less public credit. Now, stop asking for lower target for inflation, 4.5% is good enough. If we only could make sure the BC does pursue this goal. Why dissipate energies asking for 3%? It is irrelevant in terms of welfare and politically costly.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Endogenous regressions

Why cant i too run regressions in which explanatory variables are endogenous?
Mine is superior to Pastore's: i have one exogenous regressor!
Real long term rates in Brasil against long term treasuries and domestic risk (yes this is endogenous to interest rates...). This OLS tells me this: real rates here didnt rise above what the historical correlations suggest. If anything, it could still tick a bit higher...

Now, will i become as famous as AFP?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Gleise, não torra vai!

É coisa de quem é inseguro intelectualmente esse tipo de atitude da Gleise H., de falar com narizinho arrebitado que dispensa os conselhos do FMI. Deixa de ser neoboboca, vai, se não o FHC vem te pegar...
O FMI só disso o óbvio: que o Brasil precisa cuidar mais do lado da oferta e dar menos importância pra impulsos de demanda. Presta atenção, pensa e fica menos nervosinha, tenta ajudar o Brasil.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ben no NBER

Antoninho acaba de mandar isso, direto de lá

Samuel Pessoa vs. André Lara

Eu fui professor de ambos, durante a segunda guerra mundial líamos juntos o MGW num túnel em Londres.

O AL anda falando que grupos de interesse construíram um estado gordo que os beneficia no Brasil

O SP está dizendo que não, que é muita transferência mesmo, mas que beneficia a própria sociedade, que foi uma escolha dela sociedade

No Brasil os velhos em geral se organizaram pra ferrar as crianças com essas transferências via seguridade social. Eles votam, as crianças não, bla, bla, bla. Então não foi "estamento", Samuca, mas foi o "estamento dos velhos".

[Esse SP e AL andam lendo muito Raymundo Faoro..."estamentos" eh uma palavra legal de falar. Eu li tambem o Faoro, é legal até a pag. 389. Depois é chato. Tem alemao, italiano, frances e ingles lá. O Faoro estudava o dia todo.]

Mas querido SP, os funcionarios públicos comem uma fatia gorda da grana previdenciária. Dá pra chamar isso de " 'estamento' fudendo a sociedade", não dá?

Querido AL, mon cher, política social nos anos 70 non c'era. Nulla. O Estado quis socar capital na economia, foi esse o game, mas acho que foi porque eles acreditavam nessa coisa cepalina de verdade. Aí desperdiçamos montes de dinheiro.




Hi Giambiagi !

Hi Fabio!
Liked your comment that even if workers/non-workers ratio will continue to grow, the elders part of the non-workers will grow faster than the children lot and hence Pensions will be in dire straits (children are financed by their families).
At the end of your piece, you say this: gdp grew 4%, pop.ocupada grew 2,5%; product per worker hence 1,5%. Then you go on to say: with pop.ocupada growing only 1%, and gdp per worker at 1,5%, total gdp growth will not reach 3%....well, the math seems right, but what really counts is gdp/capita, right? So why the fuss?? Well, of course, we will have a Pensions problem, but that does not look like what you had in mind in the last sentence of your article in The Value.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Bernanke signalling game

Paulo Krugman apontou que a reação da parte curva dos juros também deve ser entendida como signalling e reputation. O Ben veio com essa de tapering em setembro, o mercado entendeu que ele é do tipo hawk, e portanto a subida de juros está mais próxima. Ele não gostou, mas tampouco conseguiu evitar o movimento (claro que tudo isso é a minha interpretação, mas como sempre ela está correta...).
Talvez amanhã, no NBER, ele consiga mostrar que ele é uma pomba, que o motivo do tapering não tem nada a ver com a economia. A verdadeira razão é que ele está cuidando de seu legado, quer iniciar a saída do QE enquanto ele ainda está no comando. Mas ele não pode falar isso. Outra possível razão para o tapering é que há problemas operacionais no QE, já está faltando MBS para ele comprar, sei lá. Mas isso ele tampouco pode falar. É, acho que ele não vai conseguir.

A melhor alternativa é ele abdicar do cargo agora e colocar alguém com reputação inquestionável de pomba - podia até ser alguém do BCB...

domingo, 7 de julho de 2013

Signalling game

Antoninho called me from MA, USA.
He said there are rumours circulating about Butter's fall...
Can Dilma achieve a separating equilibrium in the signalling game she has been playing recently?
Only with a strong move, donna, really strong (overthoughness as is known in the literature). You have to convince people the new person in charge of the economy has views that are opposite to yours and has no private costs in leaving the government in case you interfere or merely frown.
A.T is not this person, for instance...
neither is L.C
A.C.P is;
as is A.F;
or H.M too;
X; FK; A.B?...yep, good picks too

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Passthru Redux

Com o câmbio fazendo o que está, as discussões do passthru voltaram, e com elas a pergunta de quanto de juros será necessário para conter a inflação.
Alguns estão dizendo que devido aos protestos há menos demanda e o passthru será menor, e uma pequena alta de juros basta. Outros que devido aos protestos as empresas não estão mais preocupadas com market share, só em sobreviver, preferem repassar todos os custos, e o passthru será maior. Como consequência, será preciso uma forte elevação dos juros.
Eu gosto sempre de lembrar que o passthru é uma medida da condescendência do BC com o câmbio. Ele contém implicitamente a elevação dos juros do BC, não é um primitivo que possa ser estimado. Ou melhor, até pode ser estimado, mas muda completamente se a reação do BC mudar.
Suponha um mundo em que não há nenhuma reação do BC. Um choque estranho causa depreciação do cambio nominal, mas isso (aproximadamente) não altera o câmbio real. Daí, a inflação será (aprox.) igual a desvalorização, e o passthru igual a 100%.
Alternativamente, suponha que estimamos que o passthru brasileiro é 7%. Melhor dizendo,  quando o Real deprecia 10% o IPCA tipicamente sobe 0,70%. Nesse mesma estimação picareta chegamos que quando o Real deprecia 10% a Selic tipicamente sobe 100bps. A pergunta da moda é: quanto a mais de Selic é necessário para conter a inflação dado que o passthru é 7%? A resposta, é que esse passthru de 7% significa que no passado a função de reação do BC era subir a Selic em 100bps quando o Real depreciava 10%.

Confuso? Tomara que sim.

Audiencia no blog hoje

ela caiu pela metade de uma sexta feira média

inquiri as pessoas sobre possíveis porquês

as respostas:

FK: porque sairam dados do ipca e do NFP hoje; entao nao se podia perder tempo esse bloguizinho chinfrim;

CT: nao sei;

Antoninho: because i did not post, of course

X: porque o governo está pagando as pessoas para não entrarem

Genta: porque está todo mundo estudando o modelo SAMBA em suas casas

Antonio Madeira: porque voces nao defenderam com vigor a familia, a tradição e a propriedade

Augustin: porque voces nao entendem contabilidade criativa

Augustin in Big State and The Value

Jesus, Arnold, you are becoming famous! Not for good reasons, of course...

Arnold, you're totally discredited, and this is now irreversible. Dilma should sack you.

You proved, in your interview, you know some accounting.

Like a good left-wing, you cant lose an opportunity of FHC-bashing, right?. It borders the comic, Arnold.

Interview:

X: Arnold, should the Treasury refrain from capitalizing BNDE issuing debt, would its credit operations be affected?

Arnold: Yes.

X: Then you are indeed creating money, son.

Arnold: we could have retained the dividends in this case

X: Yes, but then the fiscal primary surplus you are announcing wouldnt materialize. Correct?

Arnold: FHC also capitalized BNDE...

FHC appears suddenly, brought to the scene by Palas Atenas

FHC: Arnold, you are a neo-bobo. Look at the size of BNDE balance sheet during my administration and compare to Dilma's.

X: Arnold, the Treasury does create money capitalizing BNDE in exchange for spurious fiscal primary accounting benefits. If BNDE retained dividends to grant more credit from its own capital base, government's fiscal surplus would be lower

FHC: Arnold, go back to Econ 101. Begin with Varian, and then go on to MGW. The other Arnold knows more economics than you!

FHC suddenly disappears, carried away by Febo Apolo

Arnold: We have to reelect Dilma !

X: That's not feasible anymore, son.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

conversa com dono de escolinha

....bla, bla...bla....

cesg: mas quanto é o aluguel que você paga aqui?

dono: não pago aluguel não, a casa me foi passada quando meu pai morreu, então não tenho esse custo de aluguel

cesg: humm...e por quanto você conseguiria alugar esse casarão aqui, se quisesse?

dono: olha, aqui nesse bairro, um espaço desse tamanho não sai por menos de 15 mil por mês

cesg: esse, senhor, é o seu custo de oportunidade, contabilize ele na dedução do seu lucro e veja se ainda vale a pena manter a escolinha. se o seu lucro de fato é apenas os 10 mil por mês que o senhor disse, vale a pena alugar; ou vender, pegar o dinheiro e por no tesouro direto

dono: cesg, seu sem coração, eu faço isso por amor, não por dinheiro!

cesg: ah, sim, então você me daria um desconto? eu tenho 5 filhos pra criar...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

The X group

People are asking me in the streets if I have anything to do with Batista's "X" group.
The answer of course is no. It is just a coincidence.
Batista is putting me in dire straits in the stock exchange, actually (he and dilma)
Companies come and go; succeed and fail taking risks, and this makes for a healthy economy.
But taking risks with the taxpayer money and face limited liability  on the top of it is another story altogether. CEF and BNDE are the most important lenders to Batista's X group. And they do it with our money, at subsidized rates. Now, if one can harness other people's money without asking them and at very low rates, one may well go for a highly risky bet and hope it pays off. If it doesnt, it was not one's money to begin with.
The kings did that in the past. It was a bit more brutal, but certainly less murky.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Can an Unicamper learn economics?

They are at least creative people. Today's piece in The Value has a nice title: "Austericidio Fiscal"

An Unicamper always begins by saying that the high interest rates and appreciated currency from the last decade fucked up the brazilian economy. I am not sure if they are aware of this, but the BRL has floated freely in the last decade. Are they sad that people were lifted out of poverty because of commodities and not industrial prowess?

Were real interest rates too high? Let me ask the Unicampers this: was the inflation rate too low in the last decade? No. Oh, but then in what sense was the Selic too high?

To their main point since I am short of time and angry today: they argue austerity now would hurt the economy. Unicampers, do you know what is the current inflation rate in Brazil? Do you know that expansionary fiscal policy coupled with a tightening monetary policy lead to undesirably high interest rates, or you dont study IS/LM at Unicamp?

Oh, yes, I want more public investment too. But do you know this has to be financed out of distortionary taxation that adversely affects private investment? Advocate smaller government consumption and greater public investment ! Or at Unicamp you are not taught what a budget constraint is? I would love to live in a constraint-free world too...

You probably think we lack aggregate demand, right? This is the magic trick: lack of demand! Take a look at the external accounts, boys, before ever saying that again, ok?

Was my title creative too?

segunda-feira, 1 de julho de 2013

lista (obrigatória) de livros de leitura fácil em economia

Basic Economics

Reinventing the bazaar

Undercover economist

Thinking Statistically

More sex is safer sex

Guns, germs and steel

Why the west rules, for now

Thinking Strategically

Banker's new clothes

Saving capitalism from the capitalists

Why nations fail

The myth of the rational voter

Economic theory (do g.becker)

Thinking Fast and Slow

Nudge

Hidden Order

Naked economics

Dilminha 30%

A popularidade da Dilma está convergindo pra do Collor

Se ela já não gostava de prudência fiscal antes, imagine agora que o desespero vai começar a bater e a reeleição vai ficando difícil.

Por que será que o BC largou essa de sup. estrutural no RTI? Foi pra mandar o Augustinho praquelelugar de um modo elegante?