terça-feira, 24 de abril de 2012

Por que a sociedade odeia os banqueiros?


"Por que eles ganham muito dinheiro"

Não pode ser só isso. O Steve Jobs e gente similar ganh(a/ou) muito dinheiro. Mas nem todos os empresários ricos geram esse sentimento na sociedade. Em que os banqueiros são especiais?

"Mas o Jobs e o Gates criaram coisas úteis para a sociedade! Eles mereceram o dinheiro que ganharam! Os banqueiros são sanguessugas"

Ah, essa para mim é parte importante da explicação. Se eu estiver certo, o problema então é que as pessoas não se deram conta do papel extremamente relevante dos mercados financeiros em possibilitar que gente como Gates e Jobs levem suas ideias a cabo. Sem recursos (empréstimos) mediados via sistema financeiro, muitas idéias boas iriam terminar engavetadas. O sistema financeiro cumpre a importante tarefa de alocar a poupança da economia para seus fins mais produtivos. Sobre esse tema, recomendo o livro "Salvando o Capitalismo dos Capitalistas". Se a questão for essa, você que leu até aqui precisa diminuir seu ódio dos banqueiros, ao menos até ler o próximo item....

" Quando os banqueiros tomam risco demais quem paga boa parte da conta é a sociedade"

É verdade. E isso dá raiva mesmo. Quando um padeiro quebra, não tem salvamento com dinheiro público porque sua quebra não gera maiores transtornos para a sociedae -- os outros padeiros suprem a ausência. Mas banco que quebra pode quebrar outros bancos, arrastando a economia para o fundo do poço. Então o governo salva o banco com nosso dinheirinho. É duro. A solução então é regular bem os bancos e instituições que funcionem como bancos. Mas os bancos fazem lobby para a regulamentação não apertar demais. Isso dá raiva, mas lembremos que outros setores da economia também defendem com afinco seu interesse, em geral com prejuízo do consumidor, como no caso das tarifas de importação.

Devo ficar com raiva de quem então, caramba? Dos administradores da política econômica que resolveram desregulamentar demais os bancos. É desses que é para ter raiva (assumindo que ter raiva é algo inevitável "no modelo") 

2 comentários:

  1. Uma outra pergunta seria: Por que alguns economistas odeiam os banqueiros? Como referência, indicaria Friedman e Irving Fisher. O que os dois têm em comum? 100% money. Claro, temos outros economistas pra citar.

    A questão sobre os bancos colocaria nestes termos: desde da renascença que os banqueiros sabem que emprestar pro governo é o melhor dos mundos. Se temos crise, tá lá os dois.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser porque, colando o dito exaustivamente por outros, tanto sobre bancos e banqueiros, como sobre petróleo, indústria automobilística etc.: "...deve ser um dos piores e um dos melhores negócios do mundo..."

    ResponderExcluir