terça-feira, 27 de março de 2012

Back to the 80's

Para quem tem saudades de algumas discussões do final dos anos 80, vale a pena ler este texto de José Oreiro e Breno Lobo publicado ontem no Valor.

Aviso logo: não é tarefa fácil entender as minúcias. Ainda assim, a valor de face os autores concluem que "a extinção das LFTs [permite] a obtenção de um crescimento econômico mais estável e patamares menores de inflação e de taxa de juros"

Ou seja, mudar de pós para pré é verdadeiro Ovo de Colombo.

Tem também verdadeiros clássicos dos anos 80 como "políticas de rendas" e "conflito distributivo entre trabalhadores e capitalistas". As últimas discussões em que termos como estes apareceram custaram caríssimo para o Brasil. Vai saber ...

Mas mais importante foi aprender que os resultados saíram de simulações com um "modelo dinâmico com consistência entre estoques e fluxos" ou DSFC (naturalmente na sigla em inglês).

Ignorante que sou, busquei no Google e apareceram inúmeros trabalhos de um grupo que se classifica como pós-keynesianos (nada a ver com a galera que prefere fazer parte do time de neo-keynesianos). Tem um tal de Dirk Bezemer que diz que este pode ser o novo paradigma.

Dormi na aula do FK tentando aprender o DSGE. Quem sabe encontro salvação no DSFC?

É mole?

Nenhum comentário:

Postar um comentário